sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Fetrafi-RS condena o corte do ponto no Banrisul

Entidade entrou com pedido de liminar para garantir direito de greve dos funcionários
Campanha Salarial | 05/10/2012 | 08:10:56
A ameaça de corte no ponto dos banrisulenses que ainda permanecem em greve é objeto de pedido liminar da Fetrafi-rs à Justiça do Trabalho, a fim de proteger o direito dos trabalhadores. O assessor jurídico da Federação Milton Fagundes ingressou com a ação nesta sexta-feira, 05. A mesma medida judicial já foi tomada pela Assessoria Jurídica do Sindbancários.
O direito de greve é assegurado aos trabalhadores pelo artigo 9º da Constituição Federal e regulamentado pela Lei 7.783/89. Desde o início do movimento, no dia 18 de setembro, o movimento sindical cumpriu todos os trâmites para garantir a legalidade da greve em todos os bancos.
Entenda o caso
As assembleias específicas de Porto Alegre; Litoral Norte; Novo Hamburgo; Rio Pardo; Santa Maria; Santo Ângelo; São Leopoldo; Uruguaiana e Vale do Caí não aprovaram a contraproposta apresentada pelo Banrisul no dia 03. Com isso, os banrisulenses continuaram em greve nestas bases sindicais. Entretanto, o banco divulgou comunicado ainda na quinta-feira, 04, informando que iria cortar o ponto dos grevistas.
A possibilidade de corte no ponto gerou indignação entre os funcionários por ser uma medida autoritária, além de caracterizar uma represália ao movimento legítimo dos banrisulenses na luta por seus direitos.
Não pagamento da PLR
Outra retaliação questionada pelo movimento sindical bancário foi o não pagamento da Participação nos Lucros e Resultados, que havia sido acordado com a instituição na mesa de negociação para esta sexta-feira, dia 05.
“A atitude da direção do Banrisul é inaceitável. O banco tem o dever de cumprir o que foi acertado na mesa de negociação específica. Trata-se de uma punição irregular aplicada a todo o quadro de funcionários do banco”, denuncia o diretor da Fetrafi-RS, Jorge Vieira.
 A Fetrafi-RS também entregou nesta sexta-feira, 05, um ofício ao presidente do Banrisul apresentando os questionamentos e protestos do Comando Nacional dos Banrisulenses, deliberados na reunião realizada hoje na sede da Entidade. O documento entre outros pontos, solicita o imediato cumprimento do acordo firmado na mesa de negociação e o crédito em conta corrente ainda nesta sexta-feira, dia 05, da PLR.
 Atualizada às 17horas
*Marisane Pereira - Mtb/RS9519 - Fetrafi-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário